A finalidade do trabalho é tripla: obter o que se necessita, organizar e transformar o meio natural em que se vive e aperfeiçoar a si mesmo. Logo, um espaço corporativo, no coração da capital argentina, para que cerca de 200 jovens profissionais desenvolvam com excelência suas tarefas profissionais de cada dia é um grande desafio e uma grande responsabilidade a ser projetada. E é o que foi feito neste projeto de interiores de um espaço de trabalho em uma edificação corporativa.
Para isso, foram tidos como pressupostos: a organização horizontal da empresa, a faixa etária de seus colaboradores e a ideia de que o sentido do trabalho e a unidade da empresa são fundamentais.
Assim, já na área de acesso, fica evidente a identidade da empresa e seu ramo de atividade. A arquitetura do interior do local recorre a uma linguagem industrial, com elementos decorativos, materiais e comunicação visual que evocam o processo de fabricação do que é produzido pela empresa: a estimada cerveja.
Questões técnicas de conforto ambiental, em especial o conforto acústico, exigiram estudo e criatividade para serem solucionadas adequadamente. O espaço de trabalho colaborativo, integrado e horizontal, deveria propor também a possibilidade de privacidade em momentos de reuniões restritas, chamadas telefônicas e vídeo conferências. Esse paradoxo mostrou-se apenas aparente. O projeto propõe cabines telefônicas que propiciam isolamento acústico, mas sem perder a ligação visual com as estações de trabalho. Para reuniões mais extensas e com participação de mais colaboradores, foi proposto um setor de auditórios e salas de reunião.
Ainda, no que se refere ao conforto ambiental, o projeto lança mão do recurso da iluminação natural, com prioridade para os espaços de longa permanência.
O perímetro da área projetada valoriza as aberturas para o exterior, com a solução tradicional dos assentos junto às esquadrias. Estes, somados à vegetação e ao mobiliário do refeitório, valorizam o ser humano como mais do que um ser que trabalha, o mero homo faber, mas como pessoa, que tem anseios superiores e para quem o trabalho é um meio e não um fim em si mesmo.
Ficha técnica
• Tipo: Institucional
• Cliente: AMBEV
• Local: Buenos Aires, Argentina
• Equipe: Caroline Romagna, Luiz César Ferreira dos Santos Júnior, Marcos Silva Oshiro, Matheus Limas de Oliveira, Nicolas Machado Duarte, Samuel Soares Sandrini, Tueilon de Oliveira
• Ano: 2019
• Área: 1.861,24m²
• Status: Não construído