Cervejaria Modelo Ambev, Paulo Mello // Apan, México

 

Por si só, elaborar um projeto inserido na região histórica de Apan, no México, já carrega grande responsabilidade, por se tratar de uma das primeiras ocupações espanholas naquele país. Quando se trata de uma intervenção em uma tradicional cervejaria mexicana, com impacto direto na paisagem local, a gravidade e o desafio são ainda maiores.

Este projeto tem como objetivo otimizar a organização da planta fabril existente, ao longo de todo o seu processo, desde a produção ao controle de qualidade, e propor novos espaços voltados à valorização da empresa e das suas marcas junto ao público.

A relação com as pessoas comuns é a força motriz do projeto, que tem no olhar do visitante e dos próprios trabalhadores da fábrica um condicionante constante para tudo o que foi pensado.

Ao estilo de um Plano Master, o projeto valoriza o existente através de elementos identitários de cada ambiente e função e da qualificação das fachadas. Os espaços novos priorizam a convivência ao ar livre e a produção da bebida fermentada.

O percurso adquire importância fundamental ao costurar o novo e o existente, o descanso e o trabalho.

Por fim, há a dualidade entre o global e o local. A arquitetura proposta demonstra a solidez da empresa e sua atuação internacional integrando também elementos culturais locais, que são a raiz e alma do lugar.

 

 

Ficha técnica
• Tipo: Institucional
• Cliente: Paulo Mello Engenharia e Construções
• Local: Apan/Hidalgo, México
• Equipe: Caetano de Freitas Medeiros, Caroline Romagna, Daniele Menegali De Pieri, Luiz César Ferreira dos Santos Júnior, Marcos Silva Oshiro, Nicolas Machado Duarte, Samuel Soares Sandrini, Tueilon de Oliveira
• Ano: 2019
• Área: 9.603,65m²
• Status: Construído

 

Contato