Fabricar uma casa.
Não construir — no sentido comum, que nos é natural e familiar —, mas sim fabricar. Foi assim que nos chegou o convite da Brasil ao Cubo para o desenvolvimento do projeto da Casa DX BR3 331.
Logo, o desafio para a criação da Casa DX foi desenvolver um projeto pensado para ser replicado em escala, produzido por meio de processos industriais. Uma casa que possa ser construída em diferentes contextos, ao longo de todo o território brasileiro, tendo como premissa a agilidade na construção.
A casa foi organizada em dois pavimentos. O térreo comporta a parte social, com ambientes amplos e integrados, além de um lavabo e uma lavanderia de apoio. Já o pavimento superior contempla a parte íntima da casa, com três suítes e uma sala de estar.
As diferentes demandas espaciais dos dois pavimentos exigiram a utilização de sistemas construtivos distintos: o pavimento térreo é composto por paredes de concreto pré-moldado, coroadas por vigas metálicas e uma laje de concreto pré-moldada, que dá sustentação aos módulos do pavimento superior, ao mesmo tempo que permite a amplitude espacial almejada.
Os módulos das suítes foram produzidos em linha de montagem, offsite, no pátio fabril da BR3, na cidade de Tubarão (SC), em um processo construtivo que tem como base etapas industriais já há muito presentes na fabricação de carros, ônibus e outros itens industrializados.
Na fábrica, passo a passo, os componentes que compõem os módulos e os pods dos banheiros são unidos na linha de montagem, em um processo que se inicia com a junção das estruturas para formar o volume dos módulos e se encerra com a aplicação dos acabamentos — marcenaria, iluminação e pintura —, considerando que os módulos são entregues prontos e 100% mobiliados.
Ficha técnica
• Tipo: Residencial Unifamiliar
• Cliente: Brasil ao Cubo
• Equipe: Karen Vitória Nunes, Lia Wiggers Wessling, Luiz César Ferreira dos Santos Júnior, Marcos Silva Oshiro, Matheus Limas de Oliveira e Samuel Soares Sandrini
• Ano: 2024
• Área: 325,11 m²
• Status: Em construção