Blog

Prazer, PLUS Arquitetura

31/07/2020

 

A ideia para este texto segue um raciocínio um tanto diferente dos outros que vamos apresentar aqui no blog da PLUS Arquitetura. De maneira geral, o blog servirá como ferramenta para compartilhar a nossa forma de pensar e fazer arquitetura. Vamos dividir nossa experiência ao longo dos 14 anos de escritório, as tecnologias que utilizamos no processo projetual, dentre outros assuntos.

Mas, para começar, vamos falar um pouco sobre quem somos.

Somos um coletivo que pensa arquitetura e design. A PLUS Arquitetura é formada no plural, na soma das pessoas que compõem nosso escritório. Juntos, pensamos, discutimos e trabalhamos o que entendemos ser a melhor solução para nossos projetos. (Clique aqui para conhecer cada um de nós).

 

Somos horizontais

Trabalhamos a arquitetura como processo de criação coletiva e não-hierárquica.

Entendemos que, além de falar sobre aspectos técnicos, arquitetura resulta de processos de criação. E o exercício criativo não é algo que se aprende exclusivamente na faculdade de arquitetura, ou que se ganha com o capelo de formando. A criatividade faz parte do modo como pensamos enquanto pessoas, e é por isso que, aqui, trabalhamos arquitetura de forma horizontal.

A diferença maior entre as pessoas que integram nosso grupo está no tempo de estrada, alguns com mais, outros com menos, mas o que importa é essa troca de ideias e experiências.

Mesmo quem ainda está começando agora, iniciando um estágio e dando os primeiros passos no nosso meio, tem voz e participação ativa em decisões projetuais dentro do escritório.

 

Nós perdemos tempo

Para nós, os pequenos detalhes importam e fazem toda a diferença. É por isso que vamos perder dedicar nosso tempo à infinitas discussões sobre ajustes mínimos de cada projeto.

Independente da escala em que estamos trabalhando, seja uma fábrica, um edifício residencial, uma casa, ou o design de um móvel, vai chegar a hora em que vamos discutir aquele pequeno detalhe que para muitas pessoas – quem sabe até mesmo para nossos clientes – poderia passar despercebido. Mas para a PLUS Arquitetura essas questões são relevantes e refletem diretamente na qualidade do que entendemos como nosso produto.

Tanto que, muitas vezes é comum ouvirmos alguém falar em “aparar as arestas” de algum projeto, ou nos depararmos com situações onde alguém mostra algo na tela do computador, e logo atrás uma meia dúzia de pessoas (ou mais) se reúne para ver o projeto, opinar sobre o que está bom ou não, e sobre o que pode melhorar.

 

Sérios, mas descontraídos

Todo esse processo de troca de ideias, de discussão de conceito e da inquietação em relação aos detalhes acaba por vezes sendo exaustivo.

O que nos salva é que sempre tem música boa tocando na TV, alguém fazendo alguma piada para descontrair, volta e meia alguém traz um bolo e compartilha com o pessoal, e claro, sempre que dá nós curtimos aquele happy hour na sexta feira pra comemorar a semana de trabalho que passou.

Pode entrar, aceita um café?

E claro, não trabalhamos sozinhos, porque não acreditamos que a arquitetura deva ser feita de maneira impositiva. Assim, nosso projeto é feito para (e também por) nossos clientes.

Por isso estamos sempre dispostos a debater e discutir o melhor caminho ou opção, não importa quanto tempo ou quantas vezes esse processo precise se repetir, até chegar naquele denominador comum: o que nosso cliente precisa, mas sempre alinhado com aquilo que consideramos ser o melhor.

 

   Por Tueilon de Oliveira

Voltar

Leia Também

homem indo a lua

Neoclássico é coisa do passado! Ou será que estamos falando grego?

Veja nossa opinião sobre o Neoclássico, e entenda porquê achamos que o lugar dele é no passado!

Ler mais
Escada que dá acesso ao Morro de Santo Antônio

O dia que fomos premiados pelo BNDES

Leia o relato da experiência de participar do Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Anexo do BNDES.

Ler mais

Contato