
Pedra, papel, BIM
Clique aqui e saiba mais sobre o BIM, a nova tecnologia de modelagem em construção.
Ler maisQuando pensamos em uma construção, seja ela casa, prédio, ou qualquer outra edificação, logo pensamos em projeto arquitetônico. A lógica está correta, mas o projeto arquitetônico não é algo simples, já que consiste em um esquema abrangente que envolve diversos processos e etapas. No entanto, processos e etapas precisam de um profissional que enxergue além e vislumbre mais do que o cliente pede.
A Ambev é uma empresa que produz e comercializa cervejas, refrigerantes e bebidas não carbonizadas, operando em 14 países da América, com sede em São Paulo. Distribui seus produtos em aproximadamente 2 milhões de pontos de vendas. Uma de suas fábricas, localizada no município de Jacareí, em São Paulo, dispõe ainda de um Centro de Treinamento (CT) e um Centro de Engenharia (CENG).
Quando os profissionais da PLUS Arquitetura receberam a demanda de elaborar um projeto arquitetônico para uma pequena reforma e ampliação do CT da Ambev de Jacareí, logo constataram que o local tinha potencial para muito mais. Aqui, a importância global da companhia cervejeira foi levada em conta para transformar o projeto inicial. Ao analisar o contexto, os arquitetos pensaram além e trouxeram toda a grandiosidade da cervejaria para o projeto, propondo uma solução com potencial transformador. Dessa forma, nasceu o projeto arquitetônico da maior construção modular da América Latina. Você pode conhecer melhor nosso projeto para o CT Cervejaria do Vale – BR³ clicando aqui).
Definido que o projeto deixaria de ser uma reforma e ampliação e começaria a ser estruturado quase do zero, estabeleceram-se os principais fatores condicionantes, que eram complexos e variados: os espaços precisavam atender tanto atividades cotidianas, quanto atividades esporádicas (cursos e treinamentos). Era necessário também pensar na abrangência da Ambev, que tem importância continental e é polo de inovação e de pesquisa.
Mas, o principal fator, e que incidiu sobre o projeto e a escolha da técnica construtiva utilizada foi o tempo. O sistema construtivo que caracterizou a edificação foi ponto de partida para a definição de vários outros aspectos técnicos como o sistema estrutural, a geometria do edifício, estética alcançada, os materiais utilizados e os métodos de execução empregados.
O sistema construtivo adotado para responder a essa densa rede de fatores foi a estrutura metálica. No entanto, o projeto precisou ser adequado para a construção modular, para vencer o curto prazo determinado e assegurar que a obra fosse entregue na data estipulada.
Essa é uma das principais vantagens da construção modular: a velocidade do andamento e conclusão da obra, que é montada em um ambiente controlado.
Desse modo, ao se escolher o sistema construtivo, foi necessário fazer toda a adequação e dimensionamento do projeto arquitetônico. As adequações foram necessárias para que a empresa Brasil ao Cubo, responsável pelo projeto estrutural, execução, e montagem da obra, adaptassem o projeto para as suas soluções modulares.
Algumas demandas precisaram ser revistas pelos arquitetos da PLUS, devido a limitações próprias da construção modular, como transporte e custos. Desse modo, a volumetria de alguns espaços precisou ser repensada e adequada para o encaixe dos módulos. A PLUS Arquitetura também ficou responsável por todo o projeto de interiores e paisagismo.
Os sistemas construtivos adotados permitiram a flexibilização dos espaços para se adaptarem aos diferentes usos. O vazio ordena o projeto, enquanto resposta estética e conceito. Ele é visto a partir da construção de anexos pré-fabricados dispostos através de dois eixos de área livre que, ao mesmo tempo, organizam e são conformados pelo espaço construído.
Assim os espaços livres, para além de organizar, funcionam como áreas de estar que resgatam a ideia de praça de convivência, seguindo o conceito de não parecer que se está em um ambiente fechado.
Na arquitetura, não existe boa execução de uma obra sem um bom projeto arquitetônico. E um bom projeto arquitetônico é aquele que consegue definir além das necessidades do cliente, realizar ajustes e viabilizar todas as funcionalidades aliando conforto, segurança e estética, sem esquecer dos custos e do tempo de realização. O projeto arquitetônico realizado para o Centro de Treinamento da Ambev, em Jacareí, São Paulo, provou que para projetar a maior construção modular da América Latina o foco não poderia ser outro: o cliente e as suas necessidades.
Por Thaís Ramos
Clique aqui e saiba mais sobre o BIM, a nova tecnologia de modelagem em construção.
Ler maisComo projetamos o prédio do BNDES no Rio de Janeiro? Clique e entenda!
Ler mais